Saiba como escolher o travesseiro ideal para o seu sono

Saiba como escolher o travesseiro ideal para o seu sono

Na hora de comprar, leve em conta a sua posição preferida e a altura entre o pescoço e o resto do

Leia tudo

Na hora de comprar, leve em conta a sua posição preferida e a altura entre o pescoço e o resto do corpo

Uma noite bem dormida é fundamental para manter o bom-humor e a saúde em dia, afinal é durante o sono que o organismo relaxa e consegue recuperar as energias. Por isso, escolher um travesseiro que se adapte bem ao seu corpo é importante para evitar dores de cabeça ou musculares, além de incômodos na coluna, cervical e lombar. O primeiro passo é levar em conta a posição que você se sente mais confortável durante o sono.

Segundo fisioterapeutas e ortopedistas, a postura ideal é de lado, com as pernas levemente flexionadas. Como nem todo mundo consegue dormir dessa maneira, o importante é verificar a altura do travesseiro, que deve preencher totalmente o espaço entre o pescoço e o colchão. Um bom teste para tirar a dúvida é deitar-se em uma cama com o travesseiro, e verificar se o pescoço está alinhado. Se estiver alto demais ou muito baixo, prefira outro modelo.

Cada posição, um travesseiro
Quem dorme de lado deve escolher um travesseiro com altura suficiente para ser encaixado entre a cabeça e o colchão, sem forçar o pescoço e os ombros. Pode também ter um travesseiro para encaixar entre as pernas. Já quem costuma dormir de costas, isto é, com a barriga para cima, pode procurar por modelos mais baixos ou de altura média, que evitem a flexão do pescoço.

Embora a posição de bruços não seja a melhor opção para a saúde da coluna, quem dorme desse jeito pode optar por travesseiros bem baixos. Se é o seu caso, tenha um para apoio da cabeça e outro para posicionar embaixo do abdômen, perto da curvatura da cintura. Isso ajuda a reduzir possíveis danos à lombar.
E o material?
Além de verificar a altura, é importante prestar atenção no material do seu travesseiro, já que recheios muito fofos tendem a afundar a cabeça. Pessoas alérgicas também devem prestar atenção à composição do travesseiro.

Penas de ganso: são macios e confortáveis, mas costumam afundar com o peso da cabeça, o que pode causar dores no pescoço.

Espuma compacta (poliuretano): é um material mais forte, que não cede tão facilmente com o peso da cabeça.

Espuma viscoelástica: conhecida como “espuma da Nasa”, costuma se adaptar ao contorno do corpo, o que ajuda a evitar dores musculares.

Espuma de látex: é um material que geralmente se adapta bem a todas as posições. Como tem uma estrutura perfurada, facilita a circulação do ar durante o sono.

Flocos de espuma: os flocos deixam pequenos espaços entre si, o que torna esse travesseiro bem moldável à cabeça.


Posts Relacionados