Inaugurado Centro de Referência Estadual para autistas

Inaugurado Centro de Referência Estadual para autistas

Segunda, 28 de Novembro de 2016 - 08:50 Por Redação Bocão News (@bocaonews) | Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News Foi inaugurado nesta segunda-feira (28), o Centro de Referência Estadual para

Leia tudo

Segunda, 28 de Novembro de 2016 - 08:50
Por Redação Bocão News (@bocaonews) | Fotos: Gilberto Júnior / Bocão News



Foi inaugurado nesta segunda-feira (28), o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRETEA), no Campo Grande, em Salvador.

O espaço vai atender cerca de 200 pacientes por mês e ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais voltados ao atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em toda a Bahia. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), levará tratamento e atendimento multiprofissional aos portadores de autismo, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes atendidos, o que pode servir de modelo para todos os estados brasileiros.

O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, participou da inauguração. "Além de fazer atendimento e capacitação, esse Centro vai permitir que possamos dar capilaridade à assistência do Estado. A partir daqui, poderemos replicar capacitação e conhecimento em todos os locais onde houver lugar para atender crianças como essas que serão recepcionadas. Esse é também um símbolo da nossa determinação e do nosso esforço para que possamos aplicar os recursos em serviços essenciais como esse. E a saúde está entre as nossas prioridades", afirmou o governador.
O investimento é de R$ 7,2 milhões para serviços de administração durante os próximos dois anos, e, somente na reforma, foi utilizado R$1,2 milhão para a construção de salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças, como a Sala Corpo e Movimento, a Neurossensorial.

Com a gestão sob responsabilidade da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, por meio de contrato com a Sesab, uma equipe de assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, vai atender os pacientes e realizar cerca de quatro mil procedimentos por mês. Tudo com o objetivo de promover o desenvolvimento e a inclusão social dos autistas, além de esclarecer dúvidas para a família.



Para utilizar o serviço do Centro, que é gratuito, os interessados poderão realizar cadastro e marcação, já a partir desta terça-feira (29), pelo telefone (71) 3336-6147, das 8h às 12h. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência, cartão SUS e documento de identidade do responsável.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, esse é resultado de um esforço para assistir e diagnosticar precocemente o autismo, e a experiência baiana poderá servir de exemplo. "Esse é o primeiro centro desse tipo no país, e que servirá de modelo para o Ministério da Saúde para implantar centros semelhantes em todo o Brasil utilizando nosso plano de trabalho, nossa metodologia científica para começar a desenvolver, o quanto antes, as potencialidades desses pacientes que apresentam características tão diversas uns dos outros".


Gostou? então deixe seu like!

Posts Relacionados